Histórico

Em 14/06/22 09:53 Atualizada em 27/06/22 14:00

   Com a criação do Câmpus Avançado de Jataí nos anos de 1980, apresentou-se a demanda de implantação da biblioteca que tinha como obejtivo subsidiar os cursos de Química, Física e Matemática. Em 31 de Outubro de 1985 foi definido o nome de “Biblioteca Binômino da Costa Lima” para a setorial da Unidade Riachuelo.  Em 1996 a UFG recebeu a doação da área da antiga Empresa Goiana de Pesquisa e Agropecuária (EMGOPA) para atender a demanda dos cursos em ciências agrárias e biológicas, instalando o Centro de Ciências Agrárias e Biológicas. Em decorrência desses cursos na atual área, surge a necessidade de implantar a Biblioteca no Campus Jatobá para apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Com isso, o Câmpus Avançado de Jataí passou a ter duas bibliotecas. 

   Ao longo dos anos, com a redistribuição de cursos da Unidade Riachuelo para Unidade Jatobá, ocorreu também a transferência dos acervos referente a esses cursos, ampliando assim a biblioteca da Unidade Jatobá. A implantação do Projeto de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, em 2005 fez com que a UFG se transformasse em uma Universidade multi campi e exigiu uma estrutura administrativa capaz de atender às novas demandas. Nesse contexto, em 2006 as bibliotecas do Campus Avançado de Jataí foram incorporadas ao Sistema de Bibliotecas da UFG. A incorporação das bibliotecas foi firmada com um acordo estabelecido entre a direção da Biblioteca Central e a Direção do Campus, que definiu as responsabilidades de cada partícipe na manutenção das bibliotecas do Campus Avançado de Jataí. A Biblioteca Central assumiu a responsabilidade de assessoria técnica para questões relativas a Biblioteca e assessoria no funcionamento do Software, enquanto a administração do Campus se encarregou de garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento das Setoriais. 

   Com o expressivo crescimento da Regional Jataí, o prédio que abrigava a biblioteca do Campus Jatobá não atendia satisfatoriamente as demandas da comunidade acadêmica, resultando na concepção do prédio da Biblioteca Flor-do-Cerrado, cuja sua construção teve início em meados de 2014 e sua inauguração ocorreu em 02 de abril de 2018. A Biblioteca Flor-do-Cerrado abriga todo o acervo bibliográfico dos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade Jatobá e conta com espaços de convivência, estudos, acesso a recursos de informática e um moderno Laboratório de Acessibilidade Informacional inaugurado em 17 de outubro de 2019. A Biblioteca Binômino da Costa Lima, Unidade Riachuelo, oferece salão para estudos individuais e laboratório de informática.

Inauguração biblioteca
Inauguração da Biblioteca Flor-do-Cerrado, 02/04/2018

 

PROCESSO DE DESMEMBRAMENTO

 

   Em maio de 2016 o Projeto de Lei (PL) 5275 que propunha a criação da Universidade Federal de Jataí, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás, foi encaminhado pela então presidente Dilma Rousseff, e tramitou pelas comissões de Educação, Trabalho e Serviço Público, Constituição e Justiça e Finanças. Em 19 de dezembro de 2017 o projeto foi aprovado em definitivo na Câmara dos Deputados, sendo em seguida aprovado pelo Plenário do Senado Federal. Além da Universidade em Jataí foram aprovados os projetos que criam universidades em Catalão (GO) e em Rondonópolis (MT). Em 20 de março de 2018 o Presidente da República sancionou a Lei nº 13.365, criando assim a Universidade Federal de Jataí a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás. 

   A partir da elaboração e execução do plano de trabalho de desmembramento das bibliotecas de Jataí do Sistema de Biblioteca da UFG, temos hoje o Sistema de Bibliotecas da UFJ, trabalhando com empenho e autonomia para oferecer serviços e produtos de excelência à nossa comunidade acadêmica.